Ir para conteúdo

CNBB omissa

steiner-cnbb-889x472
Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB

Essa é a impressionante reação da CNBB à exposição do Santander

Diferente do ocorrido em outras circunstâncias, a CNBB acha que a manifestação da diocese local foi suficiente

Fonte: semprefamilia.com.br

Depois da notícia de que a Igreja Batista, a 2ª maior denominação evangélica do Brasil, deve encerrar todo tipo de relacionamento que tem com o banco, os católicos também voltaram a se perguntar nas redes sociais se alguma entidade influente ligada à Igreja Católica não teria iniciativa semelhante, já que a opção da arquidiocese de Porto Alegre – onde o escândalo aconteceu – foi adotar uma postura tímida, muito abaixo do satisfatório, dada a gravidade do que houve.

Este blogueiro pediu uma resposta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a declaração recebida foi a de que… não. A CNBB não vai fazer nada, por que a arquidiocese de Porto Alegre já fez e “possui autonomia como Igreja local”.

Para quem conhece a organização da Igreja Católica no Brasil essa resposta seria até aceitável, já que a CNBB realmente não faz parte da hierarquia católica, estando mais para uma “associação de bispos”. Mas não deixa de ser curioso o fato de que nas situações abaixo, e que também ocorreram em locais com dioceses que “possuem autonomia”, a CNBB se pronunciou:

  • Morte de presos em Manaus, em janeiro de 2017: Manaus tem arquidiocese, portanto, autonomia com o Igreja local. Mesmo assim a CNBB emitiu uma nota de repúdio;
  • Aniversário de um ano do rompimento da barragem de Mariana: a cidade de Mariana, em Minas Gerais, também tem arquidiocese. O caso ocorreu em 2015, e a CNBB, além de emitir nota na ocasião, também se deu ao trabalho de emitir nota sobre o aniversário do fato.
  • Seca no nordeste: o nordeste tem várias dioceses e até três divisões regionais da conferência que poderiam falar em nome da região. Mesmo assim, a CNBB – nacional – achou que devia emitir uma nota.

E como essas há muitas e muitas outras. Aos que tiverem paciência para passear pelas dezenas (ou centenas?) de notas sobre os mais variados assuntos já emitidos pela instituição podem fazer isso aqui.

Vocês vão achar de tudo mesmo. Menos uma nota sobre a exposição que repercutiu no país todo dado o escândalo envolvendo zoofilia, erotização infantil e deboche grosseiro da fé cristã. Esse tipo de coisa, para a CNBB, não precisa de nota.

Veja a resposta:

CNBB-01-620x431

Leitor Contra-Revolucionário

Arauto do Evangelho e admirador de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira. Leitor de notícias do que outrora chamávamos Igreja...

Últimos posts por Leitor Contra-Revolucionário (exibir todos)

  • Pedro Morato

    O comportamento da CNBB, mera associação de bispos que não pertence à hierarquia católica, tem costumeiramente a mesma consequência. Quando é para defender o lado católico, o lado da verdade, ela se omite ou publica uma notinha desprestigiante. Mas se for para proteger a esquerda, ou personagens desta ou do mundo ateizado e pagão, ela se alvoroça. Emite comunicados, imprime cartazes, alerta os bispos do Brasil todo, faz conferências de imprensa, olálá!!!
    Onde está o tesouro aí está seu coração: com a esquerda, com o socialismo, com LGBT e ativistas gays e tudo o que desfigura a Santa Face da Igreja. Caiados de branco por fora, por dentro estão cheios de ossaturas e podridão, do mesmo jeito que Nosso Senhor qualificou o sinédrio… Ái de vós, bispos farisáicos, que escolhem o mal e desprezam o bem, diria hoje Jesus.

    • João Bosco

      Vê-se pelo elenco das participações da CNBB, que apenas atividades políticas – e de esquerda! – tem lugar para a agenda deles… Blasfêmia e sacrilégio não são assuntos de seu interesse… Pastores com peles de ovelha, alimentam-se da gordura, mas não defendem as ovelhas! Antes, as repartem com outros lobos! Quando estandartes e capas vermelhas cutucarem o focinho deles, aí eles vão ver o que foi o crescimento da TFP nesse período hibernal!

      • Pedro Morato

        João Bosco, é pura verdade. Você acreditaria que a Cnbb ficaria calada , à toa, em relação aos Arautos e a perseguição contra estes…? Eles não perderiam tempo em lançar uma nota contra ou levantar problemas. Como sabem [vivem fazendo pesquisas por aí] que os Arautos têm uma monumental acolhida e é admirada e elogiada por milhões de católicos, os eclesio-esquerdistas ficam com receio. Se há o que os apavora é ficar sem suas ‘bases’, já bem pequenas embora agressivas. Que esperem sentados [eu deveria dizer rezando, mas não sei se ainda o fazem…] pois a marcha dos que têm Fé é irreversível e indetenível.

  • Hugo

    Numa situação como essa, onde a IMENSA MAIORIA dos brasileiros se indignou, a CNBB não teria nenhum problema, nenhum risco em ter se manifestado. Nem seria nada heróico e tão meritório, e seria aclamada até.
    Mas eles tem uma agenda ideológica não-católica, e preferem continuar a ver católicos abandonando a Igreja do que desagradar sodomitas e ateus.
    Que os Arautos sigam em frente, quebrando essa maldição que se apossou da Igreja, e que esses sacerdotes santos impeçam que as portas do Inferno prevaleçam contra ela!

  • Juan Vargas

    São eles mesmos… se preocupam de tudo quanto não tem importância (água, barragem, mosquito, bandido que é morto – policial morto não interessa, que isso faz parte da vida de policial: ser morto pelo bandido).
    Porém do que interessa a famosa “salus animarum”, a salvação das almas, não interessa.
    Desculpe, escrevi errado: não é que a salvação das almas não interessa, mas que os bispos apenas se preocupam pela perdição das almas!! A esse ponto chegamos!!

    Pode promover exposição de “arte” erotica, que eles pagam. Mas se os arautos praticam a castidade, se as irmãs são virgens, se os meninos rezam o terço… INQUISIÇÃO CONTRA ELES!!

    Quem são esses bispos? São católicos? O que eles estão querendo?

  • Lluvia de Fuego

    ¿Podría esperarse algo de este sindicato de obispos?
    No dudo que el pastor bautista esté riendo ahora, pensando en el consentimiento del obispo con esa monstruosidad.
    Es interesante notar las causas que ese sindicato defiende y las causas que simplemente deja pasar. Pues son fieles a la alta jerarquía vigente …
    Este banco estalló al máximo todas las paredes del moralismo, buena conducta.
    Qué vergüenza esta muestra de “arte”.
    Hace mucho tiempo dejaron de ser católicos

  • Antônio Carlos

    Acho que a CNBB não foi só omissa, mas deve ter colaborado com essa exposição!

  • Inacio Lucas

    O pior é que o evento só foi retirado, principalmente, por iniciativas laicas! Porque se dependesse da arquidiocese do RS estaria até hoje exposta!

  • Ferdinandi

    Paulo VI disse que “a fumaça de satanás penetrou na Igreja”. Hoje se pode dizer que “a fumaça de satanás SAI DE DENTRO da Igreja… pelas mãos daqueles que ostentam o poder visível dEla, INCENDIANDO o que ainda há de bom e de Fé na sociedade, “não vendo”- e muito menos denunciando – todas as barbaridades, as ofensas que são feitas contra o Senhor!
    Tenho certeza que Deus não pode demorar muito para, com sua Justiça purificadora, limpar o Templo Sagrado de tantos Anás e Caifás.

  • Pe. João da Cruz

    Muito triste e revoltante! :((

  • Louis

    Os interesses da Igreja sempre são postos de lados… Queria ver se alguém ofendesse um mendigo, drogado, ou… publicações e indignações. Mas como é contra Nosso Senhor Jesus Cristo, contra a Imaculada Virgindade de Maria Santíssima… o silêncio de Pôncio Pilatos se faz novamente.

    • Antônio Carlos

      “Lavaram” as mãos mais uma vez, só que no sangue de Judas! Isso é uma traição a Santa Igreja!

      • Lluvia de Fuego

        Impresionante!

  • Luiz Morato

    Li no jornal que os produtores dessa exposição abominável estão fazendo tratativas para leva-la para Belo Horizonte.Será que os bispos de lá vão protestar?Será que os católicos mineiros vão protestar e vão impedir?

  • Cathy Pam

    CNBB?? Pra que serve isso mesmo?? Ah lembrei! Contribuir e promover tudo o que se refere a teologia da libertação, lgbt, relativismo, show-padres, missa sertaneja, missa-carnavalesca, permitir uso da imagem de Nossa Senhora Aparecida no sambódromo, campanha da fraternidade mãe-natureza, promover ecumenismo, permitir bandas barulhentas nas missas, não incentivar uso de batina, não incentivar comunhão de joelhos e na boca, não excomungar padres heréticos, etc, etc…..essas profanações e sacrilégios que os bispos insistem em empurrar goela abaixo dos católicos!

%d blogueiros gostam disto: